Hoje o álbum Off The Wall faz 34 anos, esse trabalho peculiar e interessante que mostra toda a maturidade de Michael em sua carreira solo. Devemos lembrar também, que embora Off The Wall não tenha sido tão memorável quanto Thriller, ele é entre vários fãs um dos favoritos. Tendo a voz limpa grave delicada e apaixonada de Michael em suas canções do belo ritmo R&B.

Capa de Off the wall

Desenho da Capa:Mike Salisbury
Fotografia da Capa: Steve Harvey

O álbum foi editado em 10 de agosto de 1979 e sua arte de capa reflete toda a juventude de Michael Jackson, pois então tinha 21 anos. Durante suas apresentações ao vivo nos últimos tempos dos “The Jackson”, Michael era acostumado como líder do grupo a diferenciar-se dos demais com sua vestimenta. Naquela ocasião ao final da década de 70, ele usava muito o terno e o smoking para dançar a música disco, sendo o momento mais culminante da moda das discotecas de Nova York.

O responsável por retratar Michael foi o fotógrafo Steve Harvey. Na imagem Jackson aparece de corpo inteiro, usando um smoking preto. Seu penteado já não era afro, e cada vez mais passou a alisar seu cabelo. Seus polegares dentro dos bolsos da calça e suas pernas entreabertas em sua clássica pose de dança.

Além da fotografia, o responsável por dar um toque todo especial foi o designer e ilustrador, Mike Salisbury. Ele é um designer e um estrategista de marketing, além de servir como diretor de arte, escritor, fotógrafo, publicitário e até mesmo professor da Universidade de Arte Americana. Seu ponto quase inicial foi ter desenhado a capa de “Off The Wall“, mas ainda deixando pegadas na arte “pop” de publicidade global. Algumas de suas obras mais famosas foram a capa da revista “Rolling Stone” e o camelo “Joe” da marca de cigarros “Camel”.

A fotografia da capa de “Off The Wall” teve um efeito aplicado nas meias brancas, deixando-as “fluorescentes”, fazendo com que o sapato mocassim fosse quase imperceptível. Isto quer dizer que os pés de Michael começam a magia da dança. Durante as edições do disco utilizaram diferentes partes da fotografia. No princípio utilizaram o torso de Michael Jackson e em outras mais recentes apenas as pernas.

Embora a arte de capa pareça das mais simples, era justamente o que buscavam. Off The Wall” é uma conjunção da música disco, pop e baladas, e Michael Jackson surgindo de corpo inteiro em pose de dança antecede o conteúdo do álbum, “aqui estou, venham dançar…“.

 Tradução: Bruno Fahnin

Fonte:http://mjmoonwalker.ativoforum.com/

Advertisements