michael jackson 1987 apimages 615 novo song.jpg

O demo de “Não seja Messin ” Round” é uma das dezenas de faixas inéditas dosmaus sessões, e fornece insights sobre o Rei do Pop de composição e processo de gravação.

 

Tem sido 25 anos desde que Michael Jackson estava em Westlake Studio, em Los Angeles dando os retoques finais em seu álbum clássico de 1987, Bad . Hoje, uma demo de uma música nunca antes ouvida daquelas sessões vai finalmente conseguir uma audiência quando a Sony do re-lançamento de Bad ‘s single original “, eu não posso simplesmente Stop Loving You”, chega às lojas Wal-Mart. O lado B, uma faixa de ritmo contagiante chamado “Não seja Messin ” Round”, fornece um vislumbre do processo e criativo de Jackson ao seu desregramento incrível como compositor.

Jackson tinha o hábito de escrever e gravar dezenas de músicas possíveis para cada novo projeto. Este foi especialmente o caso para o Bad era, um período prolífico em sua carreira. Em um momento, ele pensou em fazer Bad um álbum triplo-disco, dada a quantidade de material de qualidade. Portanto, é justo que mais tarde esta queda, Sony Music e espólio de Jackson vai lançar um álbum cheio de material inédito dos maus sessões. Embora a lista de faixas ainda não foi finalizado e não será tornado público até perto da data de lançamento 18 de setembro, mais de 20 novas, demos inéditas dos maus sessões estão sendo considerados para o álbum. As músicas a serem avaliados incluem uma série de verdadeiras jóias e alguns títulos até então desconhecidos para os aficionados mais fervorosos Jackson.

Jackson iria retirar a música novamente durante as duas sessões de “Dangerous” e “History”. Claramente, era uma música que ele gostava. Mas nunca encontrei uma casa.

A equipe de colaboradores de Jackson e guardas-cabeças, incluindo imóveis, Sony VP John Doelp, produtor Al Quaglieri (que supervisionou o excelente conjunto de caixa de 2004, Michael Jackson: The Ultimate Collection ) e engenheiro de gravação, Matt Forger-vasculharam os cofres para ver o que era viável para o Bad 25 release. Os critérios utilizados para a identificação de potenciais músicas eram simples: Eles tinham que ser registados durante o Bad época (1985-1987), e eles tiveram que ser desenvolvidos o suficiente para se sentir como uma trilha completa.

O Michael Jackson Estate e Sony Legado estão deixando o trabalho de Jackson cru e unembellished desta vez, em contraste com o Rei do primeiro álbum póstumo do Pop de 2010 do polêmico Michael . As faixas será, assim, menos polido, mas mais autêntico, orgânica e fiel ao que Jackson deixou para trás. Semelhante ao documentário aclamado pela crítica de 2009, This Is It, o objetivo é fornecer uma visão íntima do artista no seu elemento. O ouvinte, em essência, é levada para o estúdio com Michael Jackson como ele funciona uma variedade de idéias musicais em seu follow-up para o álbum mais vendido de todos os tempos.

“Não seja Messin ‘”, ilustra bem este conceito. Na trilha, podemos ouvir Jackson dando instruções, vocalmente ditando partes instrumentais, mapeando onde palavras sotaque ou adicionar percussão, scatting e improvisando muitas das letras inacabadas. “Uma das principais intenções é mostrar que estas são obras em andamento”, diz Matt Forger, um engenheiro de som e amigo de longa data e colaborador Jackson. “Para puxar a cortina. Para realmente ver Michael em seu ambiente natural de trabalho, como ele dirige, seu senso de humor, seu foco.”

O produto final é, então, intencionalmente inacabado e espontânea. “Você pode ouvi-lo se divertindo”, diz Forger. “Seu espírito e emoção são totalmente lá. Ele sabia que no demos ele não tem que ser totalmente perfeito na sua execução. Assim, ele seria solto. Ele jogaria em anúncios libs e dançar ou cantar ou estalar os dedos ou bater palmas Suas mãos. Você só ouvi-lo se divertindo. “

Jackson primeiro escreveu e gravou “Não seja Messin ‘” durante as Suspensesessões com engenheiro Brent Averill. Por essa época, ele estava trabalhando em uma variedade de idéias musicais, incluindo demonstrações de “PYT” e “Billie Jean”. “Não seja Messin ‘” apresenta-se Jackson tocando piano (“Ele poderia fazer mais do que ele alguma vez realmente que as pessoas saibam”, diz Forger.) Ele também produzido, arranjado, e orientou muitas das peças instrumentais, incluindo as seqüências cinematográficas , que faz parte do Jonathan Maxey piano na ponte, e David Williams funk licks de guitarra.

Em última análise, uma vez que “não seja Messin ‘” não foi totalmente desenvolvido e muito outro material forte estava chegando para Suspense , Jackson decidiu colocar a música em segundo plano, tendo em vista a revisitá-la para o seu próximo álbum. “Isso era uma espécie de como Michael desenvolveu ideias e canções”, explica Forger. “Ele deixou a música desdobrar-se em seu próprio tempo. Às vezes uma canção não estava pronto ou não se encaixam perfeitamente o caráter de um álbum ou um projeto e que iria ficar nos cofres. Então em um determinado ponto do tempo, ele seria retirá-lo de novo. “

Neste caso, a faixa ressurgiu em 1986, durante as primeiras fases da Badsessões. Jackson trabalhou na música, principalmente com a gravação engenheiros Matt Forger e Bill Bottrell no “laboratório”, o apelido para o seu home studio renovado em Hayvenhurst. Como era típico de Jackson faixas de ritmo, a música era muito longa (cerca de oito minutos) em suas fases iniciais.”Michael ama uma música para ser longa”, diz Forger. “Ele ama-lo para festejar, porque ele começa a dançar para ele, que é uma grande coisa, porque quando Michael se sente a música está fazendo ele dançar isso significa que o ritmo está no bolso.”

Sulcos de Jackson, no entanto, eram incomuns na medida em que muitas vezes faltava a repetição previsível de muita música de dança, surpreendendo com padrões batida estranhas, texturas e nuances. “Algumas dessas longas versões de [” Não seja Messin ‘”] realmente parece muito interessante porque há coisas diferentes acontecendo em diferentes seções”, diz Forger. “Não é realmente como você está sentado lá por oito minutos pensando que é terrivelmente longo, porque as coisas estão acontecendo dentro desse período de tempo que fazê-lo sentir como, ‘Yeah, isso é legal.” É realmente gratificante ouvir o ritmo. “

Cortar a canção abaixo foi muitas vezes um processo brutal de Jackson, especialmente as introduções e To Us Link. Tal como acontece com outras músicas Suspense e Bad , porém, Jackson tentou reduzi-la para a faixa de quatro a cinco minutos, que é onde o novo mix de “Não Seja mexendo” relógios dentro

Jackson continuou a trabalhar em “Não seja Messin ‘” no final de 1986, tanto no estúdio de sua casa e em Westlake. No entanto, uma vez Quincy Jones veio a bordo, a grave apara começou e “Não seja Messin ‘” foi deixado no chão da sala de corte.Jackson iria retirar a música novamente durante tanto asperigosas sessões e HIStorysessões, atualizando seu som e adicionando novos elementos.Claramente, era uma música que ele gostava. Mas, afinal, nunca encontrou um lar.

A versão Matt Forger mista foi a última versão Jackson trabalhou durante os Bad sessões em 1986.Forger sente que é a versão mais pura mais emocionalmente satisfatório: “É exatamente como Michael ditada no momento ele está dizendo, justamente Michael.” É assim que tem que ser. “

A demo de 1986 não é uma música inovadora. O vocal é apenas resistência parcial, as letras não estão acabados, ea produção não está perto do que seria se tivesse sido totalmente realizado por Jackson e Quincy Jones. No entanto, é uma adição sólida para a lista crescente de qualidade Bad outtakes da época (uma lista que também inclui “Streetwalker”, “Fly Away” e “Cheater”). “É um gancho melódico subjacente cativante tal”, diz Forger. “E ele tem uma sensação rítmica que syncopates de uma forma tão interessante.” Em uma entrevista de 2009lendário engenheiro de gravação de Bruce Swedien citou a pista como uma de suas canções favoritas inéditas de Jackson. “É lindo”, disse ele. “Oh meu Deus, não há nada como isso.”

Como muito do seu trabalho, a faixa não se encaixam perfeitamente em um único gênero, os sabores de fusão de latim, jazz e pop. Com seu alegre ritmo Bossa Nova e camadas de ganchos entrelaçadas, é uma música que facilmente fica preso na cabeça e faz você querer mover-ainda que também premia múltipla escuta com sua síncope sofisticado e complexo arranjo ritmo (“A música é como tapeçaria “, Jackson disse uma vez.” É camadas diferentes, está tecendo dentro e fora, e se você olhar para ele em camadas entendê-lo melhor. “)

Para Forger, trabalhando na pista provocou lembranças de um tempo mais simples na carreira turbulenta de Jackson: “Ele só trouxe todos os sentimentos de volta de como era naquela época Michael estava, essa pessoa feliz exuberante Ele queria desafiar o mundo.. e fazer maravilhoso, boa música. “

Qual era o objetivo de Forger em ressuscitar a pista?

“Só para torná-lo autêntico. Algo Michael iria gostar e se orgulhar. Ele tem seu charme e energia. Se as pessoas apreciá-lo e apreciá-lo pelo que ele é, então, vou me sentir muito bem. Tudo o que eu quero que seja é apreciado por a coisa mais simples que ele é. “

fonte.theatlantic.com

Advertisements